top of page
Valderez.jpg
Valderez Mello Gonçalves

Meu nome é Val, sou casada e tenho um filho. Em maio 2015 surgiu a suspeita de eu estar com câncer de mama, mas fiquei firme e forte! Fui diagnosticada com câncer de mama, e não sabia que eu era tão forte. Cirurgia 09/05/2015. Vi um filme passar pela minha mente de coisas que deixei de fazer ou poderia fazer  e meu filho... quando se é diagnosticado com Câncer a primeira coisa que vem na cabeça é: Tô morta... A segunda: queroooooooooooooo viver! Nem se tivesse 1% lutaria por ele. Então deixei "o tô morta" e foquei no quero viver!


Retirei a mama direita e passei por todos os processos de uma cirurgia. Apesar de que, entrei para uma retirada de um nódulo para análise, então... cirurgia que ia durar 1 hora... passou 2, 3, 4... e eu ainda em cirurgia….meu marido aguardando desesperado e sozinho, então quando acordo em um quarto com outras mulheres se recuperando de cirurgias, eu ainda meio sonolenta pela anestesia, olho do meu lado esquerdo uma paciente chorando e dizendo: Não, não... quero meus seios de volta... Senti muita dó! queria levantar para consola-la, mas ainda não conseguia, passaram-se algumas horas... Apalpo o meu lado direito de meu peito e penso: Ué cadê meu peito????


Até hoje rio de mim mesma, por isso! Pois é, surpresinha! Estou sem minha mama direita, mastectomia total com direito a esvaziamento de axilas devido a 12 linfonodos. E "Eu" grata, por isso, afinal foi só um peito que estava doente e muito doente, me livrei dele! yahuuuuuu.....


Fiz por 6 meses a cada 21 dias sessões de quimioterapia vermelha e branca - vomitei só uma vez, entre tonturas e cabelo indo embora... Em todos os dias era grata a Deus por cada fio de cabelo que caia, por cada mal estar... Grata ao meu marido João que esteve sempre ao meu lado, meu filho João Victor que me dava muita força sempre dizendo "mamãe você vai ficar boa" Afinal se eu estava sentindo tudo isso era porque estava aqui vivinha da silva!


E fui conhecendo pessoas maravilhosas... Cleide, Vera, Raquel, Marcia, e as pessoas mais lindas do planeta: Bia, Estela e Maria do Rosa mulher, fui em outros grupos de apoio, mas no Rosa era como estar com minha família um local com muito amor e acolhimento, afeto.... quando chego, não quero ir mais embora, elas fazem tudo com todo zelo e carinho, a alegria e energia é envolvente e cativante.


Então veio o meu vilão: O  tamoxifeno - será meu companheiro por 10 anos. O tipo de câncer que tive era alimentado por hormônios. O tamoxifeno é um bloqueador de hormônio, isto quer dizer que se eu já estou na menopausa ele vai acelerar todo o processo e bloquear qualquer sinal de estrógeno e progesterona do meu corpo. Mas ainda não me acostumei com os efeitos colaterais... Tem dias que eu fico insuportável, chata, com vontade de chorar por tudo, qdo acordo quero ficar na cama, preguiçosa.... e as vezes chego a me sentir até pessimista. Isso me assusta um pouco porque as vezes pareço não ser eu.


Durante o dia fico nestes altos e baixos tentando me controlar pra não sair gritando ou correndo de uma situação que me encontro, as vezes me sinto sem saida. Dores no corpo do dedão do pé ao último fio de cabelo já bem crescidos. À noite, as ondas de calor vai e vem, aí diminuem e eu fico suando a intervalos menores e assim consigo dormir um pouco mais. O que me incomoda é o desânimo, vontade que fico de chorar por qualquer coisa, me sinto as vezes cansada de tudo e até as vezes sinto vontade de parar de tomar esta medicação. Aí penso... Depois de tudo que passei ser derrotada por um tal de tamoxifeno.


Ah, Não! Força Na Peruca, Val! Fico neste, engorda e emagrece... sem contar que estou premiada também por uma alteração na tireoide, ai o bicho pega! affff. Espero que essa química saia logo de meu corpo e eu me acostume com meu companheiro tamoxifeno. Um casamento obrigado, porém, necessário. Meus cabelos estão crescendo que é uma belezura, estou com a cabeleira da Tina Turner, rsrs..... cheio de grisalhos que adoro e não pinto por nada.


"A Vida é uma obra de arte, utilize os pincéis corretos e faça com as tintas a melhor tela de sua existência!"
Val Mello Gonçalves


Deixo claro que estou compartilhando, não porque quero que sintam pena! E sim, vontade de viver... Lutar... E nunca, nunquinha desistam de seus sonhos! Nunca deixem de crer e ter fé em Deus que nos dá forças necessárias para seguirmos sempre em frente. Porque o meu Deus é de cura!


Sejam gratas porque a gratidão ameniza tudo, e sempre digo que a gratidão é a chave para qualquer questão. Ela abre nossa mente e conseguimos encarar tudo com mais suavidade. Estou repleta de gratidão em meu coração.... que ela transborda..... não cabe em mim.... então, realizei também um dos meus sonhos sou a Dra Karambola Perguntadeira - palhacinha do amor Sopro de Alegria, onde conheci pessoas maravilhosas....
 

bottom of page